Estudo trimestral da CNI mostra que alta do dA?lar estimula as exportaAi??Ai??es da indA?stria

dolar-1-1 (Copy)

A valorizaAi??A?o do dA?lar diante do real estimulou as indA?strias brasileiras a buscarem mercados no exterior. O coeficiente de exportaAi??A?o, que mostra a importA?ncia do mercado estrangeiro para as empresas brasileiras, aumentou 0,6 ponto percentual no terceiro trimestre em relaAi??A?o ao perAi??odo imediatamente anterior e alcanAi??ou 19,8%.

Foi o terceiro aumento consecutivo do indicador, informa o estudo Coeficientes de Abertura Comercial, divulgado nesta quinta-feira (3), pela ConfederaAi??A?o Nacional da IndA?stria (CNI). Na indA?stria de transformaAi??A?o, o coeficiente de exportaAi??Ai??es subiu para 16,8% e estA? 0,8 ponto percentual maior do que o registrado no segundo trimestre.

O estudo da CNI mostra ainda que a alta do dA?lar inibiu as importaAi??Ai??es. A participaAi??A?o dos importados no consumo nacional, medida pelo coeficiente de penetraAi??A?o das importaAi??Ai??es, ficou em 22,1% no terceiro trimestre, praticamente igual aos 21,9% registrados no trimestre anterior.

No entanto, a sAi??rie de preAi??os constantes do coeficiente, que desconta os efeitos da variaAi??A?o do dA?lar sobre o valor em real das importaAi??Ai??es, mostra que a participaAi??A?o dos produtos estrangeiros no consumo nacional caiu de 23,1% no segundo trimestre para 22,8% no terceiro trimestre deste ano. Foi o segundo trimestre consecutivo de reduAi??A?o do coeficiente a preAi??os constantes. Isso reflete dois fatores: a queda das quantidades importadas, com alguma substituiAi??A?o de produtos estrangeiros por nacionais, e a retraAi??A?o da produAi??A?o da indA?stria brasileira, que diminuiu o uso de insumos importados. generic cialis ebay. viagra gold usa oxetine. .

Postado em Noticias.